O novo Marketing: sentir para querer
Com tanta publicidade à nossa volta como fazer o público prestar atenção ao nosso produto ou serviço? Como mostrar que somos diferentes e levar o público a escolher a nossa marca?
Antes de pensar numa estratégia de marketing você deve ter em conta as novas caraterísticas dos mercados e as novas formas de interagir com os clientes, sob pena de não conseguir fazer chegar a sua mensagem. É cada vez mais importante criar laços emocionais com os consumidores porque hoje em dia não basta fidelizar o cliente mas também transformá-lo num meio privilegiado de promoção: divulgação positiva “boca-a-boca”.
O marketing experiencial assume, cada vez mais, uma importância decisiva na estratégia de marketing de uma empresa. Isto acontece porque é cada vez mais difícil você fazer chegar a sua mensagem ao público-alvo, que está saturado com tanta publicidade e ações de promoção diversificadas.
O público escolhe ignorar todas essas mensagens promocionais, criando um muro de defesa que o afasta da sua empresa e faz, por vezes, cair por terra toda uma estratégia de marketing. A fidelização dos clientes depende da capacidade da sua empresa proporcionar experiências memoráveis através dos seus produtos e serviços ou das acções de promoção destes.
O Marketing tradicional tem-se centrado na promoção do valor funcional dos produtos, no entanto atualmente o marketing deve focar-se em promover experiências memoráveis/valiosas.
O marketing experiencial assume um papel cada vez mais importante numa sociedade saturada de publicidade, onde os indivíduos, com cada vez mais acesso à informação, não são tão facilmente seduzidos pelas mensagens transmitidas. Daí que empresas, entidades públicas e outros organismos comecem a reconhecer a importância do marketing experiencial como um novo processo de comunicação que efectivamente prende a atenção e desperta emoções no público-alvo.
O que é o Marketing experiencial?
O Marketing Experiencial é uma estratégia para divulgar os produtos ou serviços de uma empresa, realizando eventos em que os clientes podem participar e experimentar os produtos ou serviços que a empresa quer vender. O objetivo é levar as pessoas a experimentar esses produtos e que essa experiência seja positiva, emocional e memorável, que faça parte da vida do cliente. Conseguir isso, é criar uma poderosa vantagem competitiva em relação à concorrência.
A divulgação “boca-a-boca”
Quando o consumidor fica satisfeito com o produto ou serviço vai falar sobre a sua experiência agradável com os seus amigos, familiares ou nas redes sociais e fóruns online. Por isso, a divulgação “boca-a-boca” vai atingir, em rede, um número muito maior de indivíduos do que aquele que efectivamente experienciou a acção de marketing.
Este tipo de divulgação tem o benefício, quando associada a uma boa experiência, de promover o valor do produto/serviço tendo como base a experimentação em primeira pessoa, o que é muito mais credível que um anúncio publicitário (que o público reconhece como parcial à marca).
Saiba mais sobre as novas técnicas de marketing experiencial:
https://marketeer.pt/2009/12/14/sentir-o-marketing-experiencial/
Campanha da Haagen-Dazs: gelados, moda e fotografia.
https://www.youtube.com/watch?v=vGx3R2zAlsI
Sucesso e Felicidade para você!
Alicia Dimas
Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.
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