O poder das redes sociais em Marketing
Estudos revelam que por cada dólar investido numa campanha de marketing nas redes sociais, há um retorno de 3,34 dólares!
O estudo foi realizado pela IAB (Interactive Advertising Bureau – Agência Interativa de Publicidade) (link https://www.iab.net/) e conclui que uma empresa que investe nas redes sociais, para divulgar os seus produtos/serviços, tem um retorno três vezes superior ao montante investido.
Como se explica?
Em primeiro lugar, como o estudo refere, as redes sociais são uma ferramenta ideal para uma empresa interagir com os seus consumidores. Isto porque, ao contrário de outras formas tradicionais de publicidade, permitem que o cliente dialogue com a empresa. Ou seja, em vez da empresa se limitar a passar uma mensagem para o público, através das redes socias a empresa vai ter feedback desse mesmo público. Abrem-se as portas do diálogo. A empresa fica a saber, diretamente através do seu público-alvo, qual é a aceitação do produto/serviço, qual é a imagem da marca junto dos consumidores, é possível responder de imediato a sugestões ou queixas e criar um sentimento de proximidade entre marca e consumidores.
Depois é óbvio que o investimento que uma empresa faz numa campanha nas redes socias é muito reduzido comparativamente a outros meios de divulgação. E como a nossa sociedade é cada vez mais uma “sociedade em rede”, as potencialidades de uma campanha nas redes socias são enormes se a marca conseguir criar uma ligação afetiva com os seus consumidores atuais, porque estes vão, por iniciativa própria, divulgar a marca à sua rede de contatos. Recorde como é importante nos nossos dias a “divulgação boca a boca” (link https://www.jose-martins.net/news/o-novo-marketing-sentir-para-querer/).
Uma nova forma de ver os consumidores, leva a novas formas de interação.
Os consumidores são agora considerados como público por isso, em vez da empresa pensar apenas em “venda de produtos” deve apostar agora na promoção de comportamentos no público-alvo. Embora o objetivo final seja sempre a compra, hoje em dia as empresas estabelecem outros objetivos intermédios para o sucesso dos quais as redes sociais vieram contribuir. Por exemplo: fazer com que o público se identifique com a marca, com que tenha orgulho de divulgar que consome aquele produto ou recomendar um serviço aos seus amigos.
A nova definição de marketing é “ o conjunto dos métodos e dos meios que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos” (Lindon, et al.: 2009). O marketing é então, a atitude pessoal e cultural da empresa, a estratégia, o conjunto de técnicas e meios e a prática feita de adaptação às novas tendências de mercado e aos comportamentos do público-alvo. As redes sociais podem, por isso, ser um excelente meio de promoção que se adapta perfeitamente às tendências atuais.
Alicia Dimas
Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.
Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!
Basta clicar nos botões que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.
Deixe também o seu comentario sobre o assunto.
Outros Artigos de Interesse
- A extinção das abelhas condena a humanidade
- Coaching: Aprender de forma prática e individual
- O novo Marketing: sentir para querer
- Você está em risco de sofrer de depressão?
- Microcrédito: o poder de mudar vidas.
- O que você pode fazer por Timor?
- Você pode vencer a depressão?
- Empreendedorismo social: você pode fazer a diferença?
- Não deixe para amanha, o que pode fazer hoje...
- Seiiti Arata entrevista Flávio Augusto, da Geração de Valor: como começar a empreender?
- Você é On ou Off, De que Lado você está?
Deixe o Seu Comentário Abaixo:
ATENÇÃO: Este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Comentários
Não foram encontrados comentários.
Novo comentário
Registe-se Gratuitamente!
Recebe no seu email ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido
Preencha o simples e curto Formulário abaixo