A extinção das abelhas condena a humanidade

14-07-2013 21:27

Quatro anos depois de se extinguirem as abelhas, extingue-se a humanidade”

Albert Einstein

 

Um terço daquilo que comemos depende das abelhas. Sem elas a nossa alimentação vai ficar mais pobre e mais escassa. No entanto, apesar de serem tão importantes para os seres humanos, as abelhas estão em risco de extinção.

 

Se as abelhas se extinguirem os legumes e frutas a que estamos habituados vão desaparecer. Alguns, como as amêndoas e os frutos exóticos, podem deixar de existir por completo. A produção de todos os restantes vai diminuir entre 50% e 80%! Dependendo da espécie. Isto também significa o fim das flores silvestres que, por sua vez, condena os animais que se alimentam de ervas e sementes e, a longo prazo, dos carnívoros. Alguma vez tinha pensado que as abelhas eram tão importantes para o ser humano?

 

A culpa é da vespa, dos pesticidas e dos fungos.

Acredita-se que uma espécie agressiva de vespas aproveitaram o grande crescimento do comércio internacional para se espalharem além do continente asiático e atacarem as nossas abelhas.

As abelhas asiáticas conseguem defender-se da Vespa velutina nigritorax mas as abelhas do resto do mundo não sabem como proteger as suas colmeias desta espécie invasora e acabam por ser exterminadas pelas vespas.

Outro problema que as abelhas enfrentam (e que ainda não foi totalmente compreendido pelos cientistas) é o síndrome de colapso das colmeias. Isto acontece quando as abelhas abandonam a sua colmeia por completo e voam até morrer. Os cientistas acreditam que este comportamento é causado pela utilização de inseticidas, que intoxicam as abelhas e levam-nas a comportarem-se desta forma suicida.

Uma nova espécie de fungo está também a contribuir para a dizimação das abelhas. Uma nova espécie do fungo nosema ceranae está a expandir-se por todo o continente americano e europeu e, enquanto a forma original do fungo só estava ativa nas épocas mais frias do ano, esta nova espécie resiste todo o ano.

 

 

Como combater esta catástrofe?

Na Europa a Comissão Europeia tem incentivado a instalação de colmeias com programas de subsídios. A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar também ordenou a suspensão da utilização de substâncias neonicotinoides por dois anos, porque este tipo de inseticida tem um efeito devastador nas abelhas.

Nos Estados Unidos há apicultores que deixaram de produzir mel e passaram a prestar serviços exclusivos de polinização dos pomares. Na Universidade de Washington, um grupo de investigadores propõe a criação de um banco de esperma de abelha para tentarem criar novas abelhas super resistentes.

 

 

Por todo o mundo a comunidade científica está alarmada com a possibilidade das abelhas se extinguirem e as consequências que isso pode trazer para a humanidade. Por isso, da próxima vez que você for picado por uma abelha (se não é alérgico) lembre-se: elas fazem mais bem ao ser humano do que o incómodo que as suas picadas podem causar!

 

Saiba mais:

https://terramagazine.terra.com.br

 

https://www.dn.pt

 

Sucesso e Felicidade para você!

 

Alicia Dimas

Jornalismo, Marketing e Promoção Turística.

 

Se Gostou do artigo então ajude a divulgar o trabalho compartilhando no Twitter, Facebook e Google Plus!

Basta clicar nos botões  que estão abaixo do artigo e compartilhar essa informação com seus amigos e contatos!.

Deixe também o seu comentario sobre o assunto.

 

Comentários

Vespas

Lourdes (MaLouK) 16-07-2013
Fiquei impressionada ao ver que aqui também está cheio destas vespas. Tenho vários pés de girassol mexicano, que as abelhas adoram, mas percebi que as vespas é que estão tomando o lugar das abelhas. Temos que procurar o predador natural desta praga.

Adorei o artigo.
Abraços

Re:Vespas

Alicia 16-07-2013
É verdade, seria um solução.
Obrigada pelo comentário!

Novo comentário

Siga-me em suas Redes!

    

    

  

Registe-se Gratuitamente!

Recebe no seu email todas as novidades do site e ensinamentos para ser mais Feliz e Bem Sucedido

Preencha o simples e curto Formulário abaixo

Nome
Email

Seus dados estão protegidos. 

 

Artigos

14-07-2013 21:27
“Quatro anos depois de se extinguirem as abelhas, extingue-se a humanidade” Albert Einstein   Um terço daquilo que comemos depende das abelhas. Sem elas a nossa alimentação vai ficar mais pobre e mais escassa. No entanto, apesar de serem tão importantes para os seres humanos, as abelhas estão...
03-06-2013 20:21
  Há uma forma simples de mudar a vida de pessoas de todo o mundo. Sabe como?     O que é a Kiva? A Kiva é uma organização não-lucrativa que pratica a concessão de microcréditos. Esta organização norte-americana serve de intermediário entre pequenos empresários, sem meios para...
17-05-2013 19:40
Sabia que Timor Leste é uma das nações mais jovens do mundo?   Mas também uma das mais pobres? Onde se fala português?   Onde escasseiam bens essenciais como medicamentos e onde as crianças não têm acesso a livros e brinquedos?       Por Timor Um Gesto Uma Dádiva é um...
<< 1 | 2